3 Problemas que te impedem de fazer Crossfit

Será que você não pode fazer Crossfit? As evidências científicas parecem estabelecer um consenso sobre os exercícios intervalados e de alta intensidade. A alta intensidade aplicada frequentemente aos treinos do CrossFit é comprovadamente eficaz em melhorar a capacidade aeróbia de seus praticantes, provoca a melhora da performance e traz vários benefícios para a saúde. 

Mas será que todos inquestionavelmente podem fazer CrossFit? Na verdade, existem contra indicações condicionais e absolutas à prática geral de exercícios e aqui eu vou falar de algumas delas.

1 # Desordens gerais na coluna

Lesões importantes – agudas ou crônicas – na coluna vertebral podem computar em contraindicação relativa à prática do exercício e, por conseguinte, do CrossFit. O mais importante é a pessoa conhecer a fundo a condição da síndrome que possui e, ao informar exatamente seu caso ao seu Coach – podendo apresentar laudos e exames – conhecer as adaptações necessárias para a prática. Todavia, pacientes em crise aguda de hérnia discal ou sob sintomas severos de dor não deveriam praticar exercícios nessas condições.

2 # Problemas mais comuns de coração

Um problema bem comum de saúde cardiovascular é a pressão alta. Quando não controlada adequadamente, ela pode alcançar níveis elevados e não seguros para a prática de exercícios. Pressão de “20 por 11” já é bem alta e representa contraindicação ABSOLUTA à prática de exercícios (entende 200 mmHg sistólica e 110 mmHg diastólica). Complicações GERAIS de coração tendem a representar impedimento relativo à prática de exercícios. Ao sentir dor no peito durante a prática (angina), por exemplo, recomenda-se a pausa imediata da prática. Ocorrência recorrente de taquicardia exacerbada durante o exercício também pode representar risco, devendo o médico especialista ser consultado.

3 # Gestação e pós parto

Existe o grande estigma da prática de exercícios físicos durante a gestação. Por muito tempo nem mesmo a caminhada era bem vista mas, aos poucos a comunidade científica foi ganhando voz e a literatura e pesquisa mostram que os benefícios podem ser vários. Existem contra indicações para o exercício durante a gestação e vou falar de alguns deles. Mas ANTES falarei dos BENEFÍCIOS do exercício nesse período tão especial, já que estes não ficam claros para muitas pessoas. Para começar, o exercício físico ATENUA os possíveis desconfortos decorrentes da gestação pós primeiro trimestre. Além disso, não afeta o peso do bebê ou tempo de gestação¹. Exercícios como caminhada, corrida, natação dança, indoor cycling, treinamento com pesos leves, yoga, pilates e até remo são considerados efetivos e de baixo risco durante a gestação. Além disso, os estudos também mostram que os benefícios cardiovasculares obtidos durante a gestação se assemelham aos obtidos por mulheres não grávidas. O exercício pode ajudar a evitar a diabetes gestacional – fator de risco importante para a saúde da mãe e do bebê. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, tanto as mamães obesas quanto as sedentárias devem ser encorajadas a iniciar um programa de exercícios e desfrutar de seus benefícios para a saúde. 

Contudo, existem casos importantes que devemos tomar cuidado. O médico ginecologista e obstetra devem ser consultados e, caso algum apontamento crítico contra a prática de atividades físicas seja feito, considere aceitar o conselho do especialista. Existem contra indicações ABSOLUTAS ao exercício durante a gestação. Sangramento em qualquer fase pode representar risco – não pratique exercícios se estiver sangrando! Casos de hipertensão e preclampsia também devem ser considerados impedimentos ABSOLUTOS à prática. Além desses, risco de parto prematuro e gestação múltipla (trigêmeos ou mais) são impeditivos ao exercício. Como contra indicações relativas mais importantes, temos o baixo peso corporal e/ou transtorno alimentar da mamãe; problemas gerais de coração; anemia; histórico de aborto espontâneo; anemia severa; diabetes não controlada e quaisquer limitações apontadas pelo médico.

Conclusão: 

Tanto o CrossFit quanto a prática geral de exercício representam estímulo e estresse para o corpo. Certas condições precisam de mais atenção quando relacionadas às atividades físicas. De toda forma, o exercício em geral e o CrossFit causarão adaptações fisiológicas e benéficas para a saúde do público em geral. E além de tudo, sem a menor dúvida, não há limite de idade, peso ou condição física que impeçam o engajamento e início à prática da modalidade. Desfrute você também dos benefícios do CrossFit, agende uma aula experimental!

 

¹ – Medicine and Science in Sports and Exercise [01 May 1995, 27(5):634-640]

² – Current Sports Medicine Reports: May-June 2009 – Volume 8 – Issue 3 – p 147-153

Compartilhar