Dicas para quem está começando no crossfit

Há dois anos, quando eu comecei a ver o CrossFit como um nicho profissional, busquei participar das aulas para entender melhor todo o processo que cada um dos meus alunos vivia. A partir daquelas ideias e visão, pude entender cada vez melhor como esse esporte funciona e o que ele representa para cada um de nos. Com mais de 2000 horas de aulas dadas e praticadas, hoje eu venho aqui dividir com vocês algumas das principais dicas que me passaram ou que eu mesmo elaborei para melhorar a sua experiência no box.

Meu nome é Luan Tavares, sou coach e atleta de CrossFit e hoje esse texto vai te mostrar como transformar o CrossFit em uma experiência engrandecedora em todos os aspectos da sua vida. O CrossFit não é fácil, não vou mentir. Mas também não é difícil. É apenas mais um desafio que você vai superar. Vem comigo!

Encare as aulas como aulas – A primeira dica de valor que eu vou te passar hoje é também uma das mais simples. Encare as aulas de CrossFit como aulas. Vá com a mentalidade de aprendizado e de confrontar desafios. Tenha a mente aberta e siga os conselhos do seu treinador.

Estudos em neurociência mostram que, pessoas que buscam superar desafios e cultivam uma mentalidade de crescimento – isto é, entendem que errar e aprender fazem parte do processo, desenvolvem novas conexões nervosas no hipocampo.

Além disso, a próxima dica é essencial.

Seja pontual – As aulas de CrossFit se iniciam com o alongamento e aquecimento que são fundamentais. Pontualidade e comprometimento são qualidades que não exigem nenhum talento. Ao se
comprometer com a própria saúde, você precisará organizar a sua rotina para se dedicar aos treinos. Então as habilidades de organização, planejamento e aderência também serão desafiadas.

Ouça e respeite seu professor – Toda aula no box é guiada por um treinador altamente capacitado. Muitas das vezes, mesmo que o praticante iniciante não entenda, as limitações impostas pelo coach levam ao melhor e mais seguro caminho para o progresso dos alunos. Dessa forma, ouça seu coach e respeite cada progressão proposta.

Alias, cada tarefa vai exigir diferentes habilidades suas. A maioria delas vai exigir mobilidade, flexibilidade, alongamento. Muitas também vão precisar de força e coordenação. Então ouça o seu corpo e exija dele somente o que ele pode dar. Caso sinta dificuldade, desconforto ou dor, peça ajuda!

Deixe o ego fora dos treinos – Tudo isso nos leva a mais uma dica muito importante! Apague o ego durante as aulas.

As aulas de CrossFit tem um clima amistoso e diferenciado. Mas que pode ser confundido com competição. As aulas são em grupo para a formação de um ambiente construtivo e de colaboração, mas muitas vezes os praticantes não entendem que cada um possui suas virtudes e limitações até para os exercícios. Não subestime o valor da qualidade dos movimentos em prol da execução de um movimento. Isso pode não acabar bem! No CrossFit KM, nos prezamos pela técnica refinada antes da progressão de qualquer movimento nas aulas.

Alimente-se bem – A dica para fechar o artigo de hoje tem relação com o combustível para a sua máquina.

Te convido a encarar o seu corpo como a máquina mais preciosa que você tem. A manutenção dessa máquina é o cuidado pessoal diário – como higiene, exercício e repouso. Já o combustível é a alimentação.

Para desfrutar do maior potencial da sua máquina, você precisa oferecer os melhores combustíveis para ela. Não adianta dirigir um Rolls Royce se você abastece GNV do posto da esquina. Então, a dica final é: comprometa-se a encher o tanque com os melhores alimentos possíveis – aqueles de melhor qualidade, recomendados pelos especialistas e também os mais naturais possíveis.

Isso tudo vai fazer toda a diferença. Aproveite.

Compartilhar