Benefícios da atividade para a saúde

Há quem critique o CrossFit sem nunca ter visto de fato uma aula completa ou como é desenvolvido o nosso trabalho com a prática dentro do Box. Se por um lado criticar sem ter fundamentos não é legal, ignorar os inúmeros benefícios comprovados que os exercícios tem, é bola fora! Ou como dizemos no CrossFit, é “no rep!”

Meu nome é Luan Tavares, sou coach de CrossFit e redator deste blog e hoje eu vou contar para você, caro leitor, os incontáveis benefícios que a prática de CrossFit tem para a saúde e para a vida.


Que a prática de exercícios de forma sistemática e progressiva traz benefícios para a saúde, todos já sabemos. Hipocrates, pai da medicina, já dizia “A dieta apropriada e exercício físico são componentes essenciais para a saúde, junto com a constituição do homem, a família e o ambiente.” E o CrossFit simplesmente junta diversos tipos de exercício em uma aula de grupo, direcionada por um profissional especializado e em um formato de uma hora que cabe na sua agenda.

Ao observar a estrutura das aulas de CrossFit, percebemos que elementos de diferentes modalidades são utilizados. São feitos exercícios de alongamento, peso corporal, com barras de ginástica e pesos, cordas, argolas, remos, bike e muito mais. Isso corrobora principalmente para o desenvolvimento global do praticante, proporcionando a experiência mais diversificada e inúmeras adaptações. As principais são: 

Melhora do condicionamento físico – praticantes regulares de exercícios tem melhor condicionamento físico como adaptação ao treinamento. O coração fica mais forte, o metabolismo acelera e você tende a se sentir melhor e mais disposto durante o dia e para suas atividades diárias. No CrossFit não é diferente. Não obstante, as aulas no box são dinâmicas e trabalham o corpo como um todo, além de ter o formato fixo de apenas uma hora. 

Ganho de força e tônus muscular  os benefícios na força muscular proporcionados pelo treinamento com pesos trazem inúmeras vantagens para a saúde. Além de prover melhora significativa na qualidade de vida e evitar lesões de natureza laboral ou por esforço repetitivo, o ganho de massa e força musculares auxilia também o metabolismo e gasto calórico.

Melhora na coordenação motora – os movimentos simples e complexos estão sempre presentes no CrossFit. As capacidades coordenativas e de concentração e atenção tendem a melhorar de acordo com o nível de treinamento. Mas será desafiador! É normal ter de superar barreiras durante as primeiras semanas mas, com o seu coach ao lado, você se sairá muito bem!

Melhoras na saúde como um todo – as prática de exercícios como o CrossFit atuará positivamente no corpo humano em diversos aspectos. O coração e os pulmões passam a funcionar mais e melhor; o seu sistema imunológico e termorregulatório respondem imediatamente; os hormônios e neurotransmissores encontram maior harmonia em prol da saúde; seu humor, disposição física e mental aumentam; previne e trata diferentes tipos de sintomas e doenças;

A prática de CrossFit é para todos. Durante as aulas, nós coaches temos o papel e missão de entregar o melhor conteúdo para vocês, nossos alunos. Todas as tarefas são adaptáveis para a sua necessidade e nunca é tarde para dar o ponto de partida. A prática de exercícios e o CrossFit vem mudando positivamente a vida de inúmeras pessoas, assim como impactou profundamente a minha vida. Enfim, o que falta para você provocar essa mudança incrível na sua vida? 

Compartilhar