Crossfit Lesiona?

A recorrente questão que paira sobre os pensamentos do novo praticante de CrossFit é relacionada ao risco de lesões causadas pela modalidade. 

1 # Coach – O que eu penso

Como ex-cético do CrossFit, posso afirmar que a dúvida é real. Será que o exercício dá resultado? Será que emagrece? Mas será que causa mesmo muitas lesões?! O “senso comum” é claro. “Mas CrossFit lesiona!” é fácil ouvir. Mas ao pesquisar, as evidencias cientificas me apontavam o contrário. E no final de contas, todos que questionam a modalidade, nunca de fato praticaram. E quem faz CrossFit não larga mais. Dúvida cruel? Vou solucionar já.

Mas antes de chegar lá, eu gostaria de compartilhar um pouco da minha história de treinador, atleta e ex-cético do CrossFit. Morei na Alemanha por um tempo e lá trabalhava como treinador e preparador físico. Lutava judô pela equipe da minha cidade e praticava musculação frequentemente. Acreditava que a luta e os exercícios eram o auge para o condicionamento físico. Ao voltar para o Brasil, notei a febre que o CrossFit era e tive que me informar melhor sobre essa tendência do mercado. E de fato tudo que nós NÃO queremos ao conhecer uma nova modalidade é se machucar/ lesionar por causa dela.

Hoje – dois anos depois – o CrossFit realmente mudou a minha vida. Devido ao trabalho extra e rotina atribulados, não tenho mais tempo de treinar judô como gostaria e, como as aulas de CrossFit têm 1 hora, esse acaba sendo o limite que eu consigo para dedicar ao meu próprio condicionamento físico e saúde. Mas e as lesões? Será? Até hoje, nada!

2 # O que dizem os estudos

Mas vamos aos estudos: os estudos que verificam a incidência de lesões nas modalidades esportivas são feitos em uma perspectiva de 1000 horas de prática por indivíduo. Esportes de contato como o Rugby e – pasmem! – o futebol, gerarão 43 e 35 lesões a cada mil horas de prática. No meio termo estão o Basquete e a Corrida, 14 e 12 lesões a cada mil horas. Dados do American Journal of Sports Medicine²! Já um estudo com CrossFit, identificou que a taxa de lesões cái para 2,1 lesões a cada mil horas de treino¹. Mais aprofundadamente, um estudo publicado no Orthopaedic Journal of Sports Medicine³, verificou que o CrossFit é de fato prática segura – com menor incidência de lesões – e que, além disso, os praticantes que engajavam 3 ou mais treinos por semana tinham MENORES chances de se lesionar. Interessante, não?! A prática parece levar à maestria no caso do CrossFit. 

 

¹ – The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness 2017 September;57(9):1147-53

DOI: 10.23736/S0022-4707.16.06827-4

² – The American Journal of Sports Medicine, vol. 21 (3), pp. 461-467, 1993.

Injuries in Recreational Adult Fitness Activities

³ – A 4-Year Analysis of the Incidence of Injuries Among CrossFit-Trained Participants

https://doi.org/10.1177/2325967118803100

Compartilhar